Linux

Dicas Linux scripts shell tutoriais desenvolvimento Open Source Comandos Server e notícias

Blog: Linux

BleachBit limpar lixo no Linux. Um dos problemas dos sistema operacionais e também do Linux, é guarda lixo que aplicações vão produzindo silenciosamente e guardando em pastas padrões, para limpar esse lixo todo use o programa BleachBit.Read more…


Remover versões do Kernel não usados. Sempre que instalamos uma versão do kernel, outras ficam guardadas no sistema a ocupar espaço. Se não as usamos e se a versão do kernel atual é estável, podemos simplesmente eliminar versões mais antigas.Read more…


Java 1.8 Instalar Oracle JDK no Linux. O Java 1.8 JDK pode ser instalado, se não veio por padrão, usando as seguintes linhas de comando.Read more…


Comando dmidecode. Esse comando mostra as informações de Hardware, Slots, Bios, além das informações não mostradas pelo comando dmesg.Read more…


Desabilitar o swap é feito a partir da conta de root, use o comando su para entrar no modo root, geralmente pede uma senha se ela não foi desabilitada. Use no terminal as seguintes linhas para desabilitar a memória swap do Linux.Read more…


Desabilitar firewall do Linux. A dica é útil para tarefas nas quais o firewall interfere e cria problemas, especialmente quando se trata de assuntos de segurança.Read more…


Comando yum uso comum. Os principais usos do comando do yum, usado para gerenciair os pacotes ou programas do LInux tipo RHEL, tais como CentOS e Fedora, são geralmente digitados conforme as sintaxes a seguir.Read more…


Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor.Read more…


rpm como instalar programas. Use o comando rpm no CentOS Fedora ou outro RHEL para instalar programas no formato .rpm, digite no terminal a seguinte sintaxe.Read more…


Como montar partições e drives NTFS no Linux. A partições montados automaticamente durante o boot, basta adicionar as entradas no arquivo /etc/fstab. Toda vez que o Linux iniciar os compartilhamentos são montados automaticamente durante o boot e ficam acessíveis de forma permanente.Read more…


O comando kill serve para encerrar os processos que estão ativos no Linux. Para usá-lo é necessário o uso do terminal (comando xterm) e a linha de comando escrita no prompt do shell. As sintaxes mais comuns para a utilização do comando kill são as seguintes.Read more…