Comando yum uso comum

Comando yum uso comum. Os principais usos do comando do yum, usado para gerenciair os pacotes ou programas do LInux tipo RHEL, tais como CentOS e Fedora, são geralmente digitados conforme as sintaxes a seguir.

O YUM adiciona atualizações e gerenciamento de pacote, incluindo gerenciamento de dependências, a sistemas RPM. Além de entender os pacotes instalados no sistema, o YUM, assim como a Debian Advanced Packaging Tool (APT), trabalha com repositórios, que são coleções de pacotes, normalmente acessível através de uma conexão de rede.

yum command [package_name]

Por padrão, o Yum tentará automaticamente verificar todos os repositórios configurados para resolver todas as dependências de pacotes durante uma instalação ou atualização. Segue uma lista com os comandos do yum mais utilizados. Para uma lista completa dos comandos do yum, consulte o man yum.

yum install package_name

Usado para instalar a versão mais recente de um pacote ou grupo de pacotes. Caso nenhum pacote coincida com o(s) nome(s) do pacote especificado, considera-se que são um curinga, e todos os pacotes coincidentes são instalados.

yum update package_name

Usado para atualizar os pacotes específicos para a versão mais recente disponível. Caso não haja pacotes especificados, o yum tentará atualizar todos os pacotes instalados.

Se a opção --obsoletes for usada (ou seja, yum --obsoletes package_name), o yum irá processar os pacotes obsoletos. Como tal, os pacotes que estiverem obsoletos nas atualizações serão removidos e substituídos adequadamente.

yum check-update

Este comando permite que você determine se quaisquer atualizações estão disponíveis para seus pacotes instalados. O yum retorna uma lista de todas as atualizações de pacote a partir de todos os repositórios caso algum esteja disponível.

 yum remove package_name

Usado para remover os pacotes especificados junto com qualquer outro pacote dependente dos pacotes que estão sendo removidos.

 yum provides package_name

Usado para determinar quais pacotes fornecem um arquivo específico ou recurso.

yum search keyword

Este comando é usado para encontrar qualquer pacote que contenha a palavra chave específica na descrição, sumário, empacotador e campos de nome de pacotes do RPMs em todos os repositórios suportados.

Uso do Comando Yum

O ponto de partida é o diretório /etc/yum.repos.d/, que normalmente contém vários arquivos repo . Esse é o local padrão para repos, mas outros locais podem ser especificados no arquivo de configuração do YUM, que normalmente é o /etc/yum.conf.

Leia também:

https://access.redhat.com/documentation/
https://docs-old.fedoraproject.org/pt-BR/Fedora_Core/5/html/Software_Management_Guide/sn-yum-updating-withrepositories.html
https://www.ibm.com/developerworks/library/l-lpic1-map/index.html
http://ftp.rpm.org/max-rpm/
http://rpmfind.net/
http://rpm.pbone.net/

Compartilhar: | | Whatsapp |
hits