Sephorix

Utilidade pública, aqui dicas para desembaraçar à vida pública e assuntos de informática.

4 Editores de Aúdios para Linux além do Audacity

Conheça quatro editores de áudio para Linux concorrentes menos famosos e alternativas para o famoso e insubistituível Audacity.

Qtractor Editor de áudio no Linux

Suporte à múltiplas faixas, controle de gravação e edição linear são algumas das principais funções do Qtractor, outro programa altamente indicado para a produção musical. Nele, você encontra uma caixa de ferramentas para criar batidas e incrementar a qualidade de seus arquivos de áudio.

Seu visual é amplo e ele trabalha com setores, ou seja, você pode manipular vários aspectos de uma faixa de áudio sem precisar sair da tela inicial do programa. Dentro dele, não há limite de faixas para um único projeto e é possível trabalhar com vários plugins diferentes para incrementar as suas funções.

São vários recursos dedicados à manipulação de MIDIs, inúmeros efeitos de áudio, perfis pré-definidos e muito mais. Enfim, uma plataforma com8.petente para manipular áudio.

http://qtractor.sourceforge.net/

Sweep Editor de áudio no Linux

Editor de áudio tradicional, o Sweep oferece sistema multifaixas para a manipulação de suas músicas com mais precisão e qualidade. Suporte para os principais padrões de áudio da atualidade, ele conta com recursos avançados para a renderização de arquivos, é multicanal e suporta atalhos do teclado.

Além disso, funções desfazer e refazer são infinitas, ou seja, o controle completo das ações está nas suas mãos. A pré-visualização das suas modificações também consta de forma bastante efetiva dentro do Sweep, que conta ainda com ferramentas avançadas para edição de cada faixa.

Se você quiser atacar de DJ, o Sweep conta com alguns recursos para apresentações ao vivo. Assim, você consegue controlar a reprodução de áudio de forma avançada, aumentando ou reduzindo volume, aplicando efeitos e muito mais.

http://www.metadecks.org/software/sweep/

Tracktion Editor de áudio no Linux

Tracktion é um dos programas mais diferentes desta lista. Não tanto quanto aos seus recursos, mas especialmente por sua interface e pela forma como ele organiza todo o conteúdo. Aqui, os espaços de trabalho ficam organizados em abas, algo inteligente especialmente para um tipo de programa famoso pela quantidade de informação exibida na tela.

Com suporte a multifaixas, ele serve mais para a produção musical do que para a edição propriamente dita. Isso quer dizer que, caso você queira manipular áudio de forma mais básica, opções como Audacity, Ardour e Jokosher são mais apropriadas. O Tracktion traz inúmeros efeitos e uma grande biblioteca de áudio embutida, ideal para aprimorar suas criações.

Como era de se esperar, ele também trabalha com plugins, suporta MIDI e outros padrões da atualidade e permite a inclusão de etiquetas, ideal para organizar melhor os seus projetos. Por fim, vale destacar o clip editor, ferramenta para você controlar as minúcias de um clipe de áudio.

http://www.tracktion.com/

Traverso DAW Editor de áudio no Linux

A última dica é o Traverso DAW, um editor básico que segue a mesma linha de outros nomes desta lista, como Audacity, Jokosher e Ardour. Ele pode ser útil para edições simples ou para manipulações mais avançadas, funcionando bem em monitores de diferentes tamanhos.

Isso porque o programa foi desenvolvido com base em escala, permitindo aproveitar melhor a sua interface independentemente do tamanho da tela. Ele é famoso por ser um programa estável e indicado tanto para profissionais quanto para usuários caseiros.

Além de tudo isso, um de seus recursos mais interessantes é a possibilidade de gravar um CD diretamente do programa. Ou seja, você finaliza seus projetos e já queima tudo em um disco, sem precisar de softwares de terceiros para isso.

http://traverso-daw.org/