SliTaz Download Linux

SliTaz Download Linux. O SliTaz é um sistema operacional livre, leve, rápido e estável que funciona completamente carregado na memória RAM e inicia a partir de mídias removíveis como um cdrom ou um pendrive. É distribuído na forma de LiveCD, o que significa que se pode obter uma imagem ISO a partir do site e gravá-la em um cdrom do qual você pode iniciar o sistema. Quando este estiver funcionando, pode-se ejetar o LiveCD e usar o drive de cd para outras tarefas. O Sistema Live fornece uma Distribuição Linux/GNU gráfica completamente funcional e permite a você manter seus dados e configurações pessoais em mídias graváveis. O sistema pode ser expandido com o gerenciador de pacotes Tazpkg e atualizações de segurança são fornecidas para as versões stable (estável) e cooking (testes).

A imagem ISO padrão da Distribuição Linux/GNU fornece 4 variantes: base, just-x, gkt-only e Desktop completo e também oferece a opção de boot via web. Assim, cobre várias necessidades específicas, suportando vários dispositivos, desde computadores antigos, servidores de alta disponibilidade e plataforma ARM com o Raspberry Pi.

O SliTaz é simples de ser utilizado por usuários iniciantes em GNU/Linux: fornece uma área de trabalho moderna, que segue os padrões FreeDesktop com ferramentas personalizadas que permitem ao usuário configurar todo o sistema por meio de caixas de diálogo gráficas. O sistema também permite seu gerenciamento remoto por meio de um painel de configuração via web.

O sistema base traz um servidor X simples, sem outros programas, que permite a personalização do sistema somente com os elementos que o usuário deseja. Esse sistema pode, depois, ser utilizado a partir de um CDROM, pendrive, sdcard, instalado no disco rígido ou inicializado via web.

A Distribuição Linux/GNU segue a filosofia UNIX: todos os elementos do sistema se encontram em arquivos texto. O gerenciador de pacotes e todas as configurações do sistema são arquivados em arquivos de texto simples, que podem ser lidos e modificados por qualquer pessoa. A maioria das ferramentas do sistema são feitas em SHell Script, o que permite sua customização por desenvolvedores que conheçam essa linguagem.

O boot do sistema é feito por meio de 4 scripts, que configuram todo o processo, lidam com as opções de boot, gerenciam a rede e outros comandos locais. Somente o necessário para a Distribuição Linux/GNU funcionar é executado, dando espaço para o usuário controlar todo o resto conforme suas necessidades.

O sistema é capaz de rodar completamente na memória RAM, à partir de um LiveCD, de um pendrive ou de uma instalação frugal no disco rígido. Isto permite salvar configurações e documentos em uma partição montada localmente enquanto o sistema é executado de forma rápida e responsiva.

A rede em volta da Distribuição Linux/GNU é estruturada e integrada, o que permite uma fácil navegação por todos os sites. O desenvolvimento é centralizado em repositórios Mercurial e ferramentas customizadas tais como o sistema de informação de bugs e o cookutils.

Algumas características do SliTaz: Sistema de Arquivos Root com cerca de 100 MB e a imagem ISO menor que 30 MB. Servidor Web pronto para uso fornecido pelo LightTPD com suporte a CGI e PHP. Navegue na Web com o Midori ou o Retawq em modo texto. Suporte a som fornecido pelo mixer Alsa, tocador de audio e extrator/codificador de CD. Clientes de chat, e-mail e FTP. Cliente/Servidor SSH fornecido pelo Dropbear. Banco de Dados com o SQLite. Geração de dispositivo Live USB . Ferramentas para criar, editar ou gravar imagens de CD ou DVD. Desktop elegante com o Openbox rodando sobre o Xorg (Servidor Gráfico). Caixas de Diálogo gráficas nativas para utilitários de linha-de-comando. Cerca de 3345 pacotes facilmente instaláveis a partir do mirror. Comunidade ativa e amigável.

Download Linux:

http://www.slitaz.org/pt/get/

Compartilhar: | | Whatsapp |
hits