Sephorix

Utilidade pública, aqui dicas para desembaraçar à vida pública e assuntos de informática.

Histórico do programa R

Histórico do programa R. O R começou a ser desenvolvido por Robert Gentleman e Ross Ihaka do Departamento de Estatística da Universidade de Auckland em Nova Zelândia, mais conhecidos por “R & R”, apelido do qual originou-se o nome R do programa. O objetivo inicial de “R & R”, em 1991, era produzir um software para as suas aulas de laboratório baseado na já revolucionária linguagem S, utilizada pelo software comercial S-Plus criado por Jonh M. Chambers da AT&T que atualmente vem contribuindo para o aperfeiçoamento e ampliação das análises estatísticas do R.

O primeiro relato da distribuição do R foi em 1993, quando algumas cópias foram disponibilizadas no StatLib, um sistema de distribuição de softwares estatísticos. Para saber mais sobre o StatLib, acesse http://lib.stat.cmu.edu/. Com o incentivo de um dos primeiros usuários deste programa, Martin Mächler do ETH Zürich ( Instituto Federal de Tecnologia Zurique da Suíça), “R & R”, em 1995, lançaram o código fonte do R, disponível por ftp (uma forma de se transferir dados pela internet), sobre os termos de Free Software Foundations GNU general license, que seria um tipo de “licença para softwares livres“. Para saber mais sobre a organização Free Software Foundation’s e o projeto GNU, acessar www.gnu.org.

Em 1997 foi formado um grupo de profissionais que têm acesso ao código fonte do R, possibilitando assim a atualização mais rápida do software, para ver esse grupo acessar http://www.r-project.org/contributors.html. Desde então o R vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, em parte devido ao fato de ser totalmente gratuito e também por ser um programa que exigi do usuário o conhecimento das análises que está fazendo, diminuindo assim as chances de uma interpretação errada dos resultados.

Outro fato importante para a difusão do R é a sua compatibilidade com quase todos os sistemas operacionais. O R está disponível para a maior parte dos MacOS, Windows a partir do 95 e para UNIX e sistemas similares como Linux e FreeBSD.