SSH do Windows Como usar o cliente

SSH do Windows Como usar o cliente. A mais recente versão de testes do Windows 10 traz uma novidade muito importante. O sistema operativo da Microsoft tem agora disponível um cliente SSH nativo para entrar remotamente a máquinas Linux.

Agora que têm o cliente de SSH instalado, é muito simples usarem-no. Basta que lancem uma janela de terminal, a bem conhecida janela de DOS, e que executem o comando ssh. Desta forma confirmam que o têm instalado e vêm as opções existentes.

executar o comando ssh <utilizador>@<endereco_ip> para ligar ao servidor Linux remoto.

A partir de agora podem deixar de lado o Putty e outras aplicações que usam no Windows 10 para se ligarem remotamente a máquinas Linux. Tudo é feito diretamente do DOS ou da PowerShell e sem qualquer complicação.

Microsoft adicionou suporte nativo a um cliente SSH no Windows 10. Na última atualização do sistema, a empresa incluiu o OpenSSH como um recurso adicional. O protocolo, que é bastante usado no gerenciamento remoto de servidores Linux, ainda está em fase beta, mas já pode ser ativado por qualquer usuário para fins de testes.

O SSH (Secure Socket Shell) é um protocolo de rede, Ele fornece ao administrador de um servidor uma via segura para acessar um computador à distância. Ele possui um conjunto de utilitários que implementam o seu protocolo. Este tipo de acesso possui autenticação segura na troca de dados por meio da comunicação de dados criptografados entre computadores, que se conectam em redes não protegidas, isto é, sem senha para a conexão.

Leia também:

  1. https://www.putty.org/
  2. https://www.howtogeek.com/336775/how-to-enable-and-use-windows-10s-built-in-ssh-commands/
  3. https://blogs.msdn.microsoft.com/commandline/2018/01/22/openssh-in-windows-10/
  4. https://github.com/PowerShell/Win32-OpenSSH/issues/973
  5. https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/desktop/WinRM/portal
Compartilhar: | | Whatsapp |
hits