Usando o Notepad++ para Codificar em qualquer Linguagem

Usando o Notepad++ para Codificar em qualquer Linguagem. O Notepad++ vêm com as principais linguagens de programação já configuradas. Na barra de menu Linguagem, você acessa agrupada alfabeticamente todas elas e não se limita a essas, pode ser incluidas qualquer outra nova que seja inventada ou desenvolvida.

O gedit é o editor de texto equivalente no Linux, assim como o Notepad++ ele precisa de alguns plugins para aumentar sua eficiência.

Usando o Notepad++ para Codificar em qualquer Linguagem

Com o Notepad++ pode até escrever programas inteiros antes de ir para o compilador, a vantagem é que o Notepad++ ajuda o programador quando há digitação errada de código ou ele esquecce um caractere como ( { ? /, ; . etc, mas, claro que estamos falando de programador experiente. Mas o bloco de notas contêm recursos que destacam os diferentes tipos de sintaxe ou as opções de recuo e identações, o que o torna mais fácil de usar para escrever códigos com milhares de linhas.

Dicas para iniciar com o Notepad++

  1. Após instalar o programa, entre no menu plugins e instale os plugins com as rotinas que você mais usa. Eu indico os plugins notepad++: TextFX, Converter, Combine, Compare, JSON, XML Tools... eles ajudam muito quando for visualizar ou editar arquivos escritos nesses formatos ou para usar certas funções.

  2. Abra o menu Configurações | Preferências - Configure ao seu modo e não se esqueça de configurar os backups dos arquivos num disco seguro e também configure para backup na nuvem.

  3. Aprenda expressões regualres para poder usar os recursos avançados do Notepa++. As expressões regulares tornam seu trabalho mais eficiente, suas rotinas poupam muitas horas perdidas com atividades simples.

  4. Após toda configuração e deixá-lo ao seu gosto, salve um backup na nuvem ou onde você achar melhor do diretório C:\Users\SEUPERFIL\AppData\Roaming\Notepad++\. Essse diretório tem todas as configurações e plugins se precisar formatar à máquina ou algum acidente você não precisará refazer as configurações.

Compartilhar: | | Whatsapp |
hits